14 julho 2010

Soap Cap

Postado por Cherry
Quando você vai no salão com o cabelo vermelho hiper intenso e fala para o profissional que te atende:
"Eu quero descolorir meu cabelo pra pintar de uma cor mais viva"
ele te olha com uma cara de 'amanhã você vai ser careca'.
Certo?

Bem, comigo foi assim.
A cabeleireira não conseguia entender que o vermelho que eu queria era MUITO mais intenso que o Vermelho Super Intenso 7744.
Logo começou me advertindo que não ia dar certo, que vermelho não sai do cabelo fácil, que aquele tom de vermelho que eu tinha já era um vermelho vivo e um dos mais claros e tal. Bem, aí eu vi que não adiantaria falar de tinta fantasia, anilina ou o que quer que fosse, porque a resposta dela seria: NÃO, descoloração vai quebrar o cabelo.
E na verdade, ela não está fora da média, não. A maioria dos cabeleireiros prefere até nem mexer com esse tipo de situação delicada, porque depois o cabelo pode ficar uma palha, ou até cair mesmo e o cliente vai culpar, óbvio, o salão.

Mas quem escolhe ter o cabelo vermelho não precisa ter o cabelo vermelho para sempre. Como falei no post anterior, vermelho, rosa e preto são as cores mais difíceis de tirar. Mas não são impossíveis.
Quando um profissional leva em conta tirar a tinta do cabelo, ele logo fala em decapagem.
Além do DekapColor que já falei no outro post, um procedimento que é muito usado para tirar as cores dos cabelos é o Soap Cap, quee nada mais é do que um DekapColor improvisado-barato-caseirão.

Quero dizer que ainda NÃÃO fiz por pura falta de tempo, e também porque me corta o coração deixar meu vermelhinho ir pelo ralo. Nesses 5 anos em que eles estão comigo não cheguei a enjoar, só a procurar uma cor cada vez mais clara. Portanto resolvi ficar com ele mais um pouquinho para depois passar para o rosa talvez, que está me azucrinando a cabeça!

Ao Soap Cap

Tem várias receitas que eu achei por aí. Em todas elas as coisas básicas são: água oxigenada, pó descolorante e shampoo.

Soap Cap 1

* 1 parte de água oxigenada 10 ou 20 volumes
* 1 parte de pó descolorante azul
* 1 parte de shampoo anti-resíduos

Deixe agir por 20-30 minutos, enxágue bem e pode lavar normalmente com shampoo anti-resíduos e condicionar.


Soap Cap 2 - Receita da Rosa (copiei do site da Paula sobre anilina - créditos http://anilina.yolasite.com/)


* Shampoo anti-resíduos
* 2 pacotes de descolorante PÓ AZUL** (se seu cabelo for para baixo dos ombros, não hesite em comprar mais um de reserva)
* Água oxigenada cremosa 20vol. (não compre 30/40 vol.. é só uma decapagem, não uma descoloração, não estrague seu cabelo)
* Anilina cor CONTRÁRIA a que está no seu cabelo.

[Cores contrárias:
Azul-Laranja
Roxo-Amarelo
Vermelho-Verde]

Por que tenho que fazer isso?
Esse é um dos segredos... se você passar a anilina de cor contrária JUNTO com o soap cap, as duas anilinas irão anular-se... o que nãoo aconteceria se você só pintasse por cima, por exemplo.

Em um potinho, coloque os dois pacotes de descolorante pó azul.
Se seu cabelo for muito curto, só com mechas, ou só nas pontas, pode usar um pacote so... mas se for o cabelo todo até o ombro +-, com essa receita você vai usar tranqüilamente 2 pacotes, e se for maior.. acrescentar mais descolorante.

Com o descolorante no potinho, adicione 2 colheres de café da anilina contrária a sua cor de cabelo. Adicione 4 colheres (duas pra cada pacote de descolorante) de sopa de água oxigenada e misture.
É.. eu sei.. ta mó meleca, umas partes duras e outras em pó... isso é normal...
Agora, adicione uma colher de sopa de Shampoo anti-resíduos, depois, adicione uma colher de água ox, depois.. uma de anti-resíduos... E assim vai até dar o PONTO (de modo que fique uma massa homogêna não muito mole e líquido, mas também não muito dura)

Passe a mistura no cabelo com um pincel (mais indicado) mecha por mecha. Deixe a mistura meia hora na cabeça e depois enxague com água morna, lave o cabelo normalmente com xampu e condicionador.


Importante:

- O soap cap pode irritar um pouco o couro cabeludo, então ficar 1 ou 2 dias sem lavar os cabelos antes de fazer é uma boa pra irritar o menos possível.
- As partes de cabelo sem coloração vão continuar como estão, então se a intenção for trocar de cor de cabelo e retocar raizes, o indicado é fazer o soap cap para retirar a última cor aplicada e depois descolorir raíz ou as partes com cabelo natural.
- Se o resultado do primeiro soap cap não for aquilo que você quer, faça outro soap cap no prazo mínimo de 2 dias. E aí você vai hidratando entre os soap. Hidratação comum de creme, Bepantol e queratina já resolve. Se quiser, use ampolas de vitaminas, ajuda o cabelo a se recompor. Se o cabelo estiver muito danificado, faça uma reconstrução ou cauterização. Se o cabelo estiver ressecado, poroso ou danificado ANTES do soap cap, faça uma cauterização ou hidrate bem antes de fazer.
- Depois de obtido o resultado desejado de "descoloração", você pode pintar o cabelo. Não recomendo de jeito nenhum pintar com uma tinta forte com amônia, tipo as de farmácia, porque daí vai acabar com o cabelo mesmo.

Espero que as informações tenham sido úteis. ;)

0 comentários on "Soap Cap"

 

Cherry Tintas Exotic Copyright © 2009 Girl Music is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez